Domingos Guimarães

Professor prodígio de Matemática, aventureiro e músico amador

Description:

Filho único de Marcelino Guimarães e Amália Guimarães, fazendeiros abastados de Viana do Castelo.

Amigo de Giovanni de Medici, que conheceu na faculdade onde lecionava; Vasco Fernandes, mercante amigo da família; e Miguel Zorion Jr. e D. Rafael Cruz, que conheceu logo que chegou em Vila Santa.

Ex-professor de Lisboa, com dinheiro acumulado. Começou a produzir frutas em sua terra. Paga seus impostos a Conde D. João II.

Bio:

Domingos é filho único de pai e mãe fazendeiros, da região de Viana do Castelo. A fazenda da família é dedicada, principalmente, à pecuária e ovinocultura. A família tinha dinheiro, e Domingos pôde dedicar-se aos estudos. No século XIV o renascimento estava centrado principalmente na região da Itália, e, aos 15 anos, ele vai estudar Matemática – uma ciência nova – em uma faculdade de Genova.

Na Itália, Domingos estabeleceu uma grande amizade com um comerciante português, Vasco, o qual eventualmente acompanhava em suas expedições. Assim conheceu não só a Itália, mas também a Espanha, Marrocos e alguns países árabes e africanos.

Durante os 5 anos que passou fora de Portugal, a faculdade de matemática fora criada na Universidade de Coimbra. Um professor italiano de Domingos era o diretor da faculdade, e ajudou Domingos a conseguir trabalho como professor titular.

Domingos passa 2 anos desfrutando tanto do salário de professor quanto dos frutos de ser filho único, e lá conheceu e fez amizade com um influente nobre italiano, Giovanni de Medici, que trabalhava na faculdade. É Giovanni quem convida Domingos para conhecer a cidade de Vila Santa, como convidado em um casamento.

Giovanni compra uma casa em Vila Santa, e Domingos fica por um tempo como convidado enquanto Giovanni; logo também se instala na cidade. Ele é apresentado a Miguel Zorion Jr., e juntos eles cuidam de Giovanni quando ele tem um colapso em sua casa durante um ritual de expulsão.

Em Vila Santa, conhece Nemésia Santos, a quem começa a cortejar. Com tempo, leva Nemésia e os pais para o norte de Portugal para conhecer sua família, e então a traz para Vila Santa para morar com ele.

Pouco depois, uma criança some em sua fazenda.

Domingos Guimarães

Vila Santa RodrigoMonte